Qual o momento ideal para troca de pneus do seu veículo?


Assim como diversas outras partes do seu veículo, os pneus exigem muita atenção por parte dos motoristas. Dirigir a sua moto, carro ou caminhão com os pneus em más condições pode ocasionar acidentes, tanto a você quanto aos passageiros.


Os pneus nos dão sinais de que a sua vida útil está acabando. Alguns podem ser perceptíveis enquanto estamos dirigindo, como os ruídos e trepidações. Outros são visíveis a olho nu, como a profundidade dos sulcos.


Confira os principais sinais que você deve observar para realizar a troca dos pneus no momento correto.

Limite do TWI


É muito importante que você verifique com frequência as condições do TWI dos pneus do seu veículo. No nosso idioma, essa expressão significa Índice de Desgaste da Banda de Rodagem. Ou seja, é um indicador da durabilidade dos pneus.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o limite máximo de desgaste dos pneus é quando ele atinge 1,6 milímetro. A partir dessa medida, deve-se realizar a troca imediata.


Como medir o TWI dos pneus?


O TWI é uma pequena elevação de borracha que está localizada no fundo do sulco da banda de rodagem. Ele serve para garantir a aderência do produto.


Existem alguns truques simples para você medir a profundidade dos sulcos dos pneus. Os principais macetes são feitos com uma moeda de R$ 1 ou com palito de fósforo.


Coloque a moeda no sulco do pneu. Se o anel dourado da moeda desaparecer, você pode dirigir o seu veículo sem problemas. Caso contrário, os itens devem ser trocados.


Com o palito de fósforo, basta colocá-lo no sulco para medir. A parte da pólvora tem, exatamente, 1,6 milímetro.


Falta de alinhamento e balanceamento do veículo


A falta de alinhamento e balanceamento do veículo contribui muito para o desgaste irregular dos pneus. A suspensão alterada também é outro fator preponderante para o envelhecimento repentino.


Sempre verifique as possíveis falhas mecânicas para que os pneus tenham o seu tempo máximo de validade utilizado. É importante realizar o balanceamento e alinhamento do veículo depois que os pneus passarem por algum impacto nas vias.


Prazo de validade dos pneus


Muitos não sabem, mas os pneus têm data de validade. Normalmente, o item pode ser utilizado por, no máximo, cinco anos após a sua fabricação. As bolhas, ressecamentos e rachaduras são alguns indicativos de que os pneus possam estar vencidos.


Como verificar a data de fabricação do pneu?


Na lateral do item é possível verificar a sigla DOT, em português, Departamento de Transporte. Perto dessa marcação está um número de quatro dígitos que indica a semana e o ano de fabricação do produto.


Por exemplo, se no pneu do seu veículo estiver escrito DOT 3807, significa que a mercadoria foi fabricada na 38ª semana do ano de 2007.


Pneus carecas


Sempre verifique a presença dos sulcos nos pneus. Se você reparar a falta deles, então os pneus estão carecas.
Os sulcos servem para manter o controle e a estabilidade. Quando eles são perdidos, o seu veículo pode desalinhar ou até furar os pneus, causando graves imprevistos.


Se eles não estiverem mais presentes, você deve procurar imediatamente um mecânico da sua confiança para realizar todos os reparos necessários.


Pneu furado ou com cortes profundos nas laterais


Estamos sujeitos aos mais diversos imprevistos no trânsito. Enquanto você estiver dirigindo e os pneus sofrerem algum furo ou corte na lateral, eles devem ser rapidamente substituídos.


Andar sem realizar os consertos só vai oferecer riscos de segurança a todos presentes no veículo.


Surgimento de bolhas nos pneus


Os maus hábitos de direção dos motoristas podem fazer com que apareçam diversas bolhas nas peças do veículo, como a má calibragem ou passar em alta velocidade em buracos nas vias.


Em algumas situações essas bolhas podem ser pequenas e quase imperceptíveis, mas podem aumentar com o tempo.
Rodar com os pneus nessas condições prejudica muito a qualidade de condução. Além disso, pode até mesmo explodir e fazer com que o carro capote.


Por isso, seja qual for o tamanho, esse é mais um sinal de que você deve realizar a troca do produto o mais rápido possível.
Não deixe de ficar atento a todos esses sinais que citamos acima. Eles são fundamentais para que você realize a troca dos pneus na hora mais oportuna e necessária.


Lembre-se sempre de procurar um profissional especializado para realizar manutenções, caso você perceba que algo esteja errado.


Quer saber mais informações e curiosidades sobre revisão de moto? É só clicar aqui e acompanhar o nosso blog.

OUTROS

...
Revisão de Moto

No momento da escolha, é importante optar por aquele com o melhor custo-benefício por quilometragem.


Leia mais
...
Pneu careca dá multa?

Se o fiscal constatar que a profundidade é menor que o recomendado, ele pode aplicara multa por pneu careca.


Leia mais