Revisão de moto: O que checar antes de viajar


Antes de cair na estrada e aproveitar a liberdade de andar na sua moto, é preciso verificar se o veículo está em boas condições de uso. Esse cuidado com a manutenção da moto é essencial para evitar acidentes e perrengues durante a viagem.


Fazer a revisão corretamente aumenta a vida útil da moto e o ideal é realizar as manutenções anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, antes de pegar a estrada, também é preciso checar as peças com uma semana de antecedência para testar o veículo antes da viagem.


Saiba quais itens devem ser checados na hora da revisão.

Sistema de freios


Fundamental para uma viagem segura, o mau funcionamento do sistema de freios pode ser responsável por grandes acidentes, por isso é muito importante que antes de cair na estrada seja verificado algum tipo de ruído, trepidação, além de checar o estado das peças:


Pinças

Pastilhas de freios

Lonas

Tambores

Fluido de freios


Pneus


Os pneus são tão importantes quanto os freios para que sua viagem de moto seja segura. Antes de viajar precisa ser checado se há algum sinal de desgaste, bolhas ou danos nas laterais e se os pneus estão carecas, pois dessa forma se tornam perigosos em dias de chuva e com freadas bruscas.


Para saber mais sobre os riscos de pneus carecas, acesse nosso blog clicando aqui.


Sistema elétrico


O sistema elétrico precisa ser checado para pilotar com segurança. Verifique itens como:


Lanterna traseira

Buzina

Setas

Farol

Luzes de freio e do painel


Com a manutenção em dia, além de evitar violações nas regras de trânsito e possíveis multas, o sistema elétrico também garante uma viagem tranquila, mantendo o funcionamento adequado do veículo.


Óleo do motor


Normalmente, o óleo do motor deve ser substituído a cada três mil quilômetros rodados, mas é importante lembrar que as instruções do fabricante devem ser verificadas antes da substituição.


Essa troca evita a corrosão do sistema e garante o bom funcionamento da moto, pois o óleo é extremamente importante para manter as peças lubrificadas, evitando atritos e desgastes, além de controlar o calor gerado pelo motor.


Filtro de óleo e de ar


Os filtros garantem o desempenho da moto, pois impedem que impurezas cheguem ao óleo e fluidos para melhorar o funcionamento, a performance e a durabilidade dos componentes.


A falta de manutenção dessas peças pode ocasionar riscos para o veículo e diminui o tempo de vida útil da moto.

Com todos esses itens revisados, viajar sobre duas rodas vai ser uma experiência confortável e muito segura. É importante lembrar que as motos são veículos frágeis na estrada, por isso é importante dar muita atenção ao bom funcionamento delas antes de realizar qualquer viagem e fazer uma revisão específica para esse momento.


Outro item extremamente importante que precisa ser avaliado antes de sair acelerando por aí é o capacete. Esse, sem dúvidas, precisa estar em perfeito estado, garantir a máxima resistência e estar adequado ao seu tipo de viagem, para que não cause nenhum desconforto e ofereça a proteção necessária para que você esteja sempre em segurança.


Quer saber mais informações e curiosidades sobre revisão de moto? É só clicar aqui e acompanhar o nosso blog.

OUTROS

...
Pneu careca dá multa?

Se o fiscal constatar que a profundidade é menor que o recomendado, ele pode aplicara multa por pneu careca.


Leia mais
...
Qual o momento ideal para a troca de Pneus?

O rodízio deve ser feito de acordo com a recomendação no manual do proprietário, entre 5 mil e 7 mil quilômetros.


Leia mais