5 cuidados que você deve ter com os pneus agrícolas


Você trabalha com trator ou qualquer outro implemento agrícola? Então com certeza você sabe da importância em manter os pneus sempre preservados no dia a dia.

São eles que desempenham papel fundamental nas operações do campo, dando estabilidade e tração aos equipamentos agrícolas. Só que muitas vezes eles são negligenciados quando se trata de manutenção e cuidados adequados.

E quando você, produtor rural, previne possíveis problemas futuros, os custos da operação ficam bem menores. E os danos causados à lavoura também.

Pensando nisso, separamos cinco cuidados especiais que garantem o prolongamento da vida útil dos seus pneus. Vem com a gente!



1- Lembre-se da calibragem correta dos pneus seguindo o fabricante


De quanto em quanto tempo você calibra os pneus? O importante é calibrar pelo menos a cada 15 dias.

A calibração feita corretamente garante o bom desempenho e a vida útil prolongada dos pneus. Uma pressão inadequada afeta a estabilidade do equipamento, o consumo de combustível e a compactação do solo.

Se a pressão ficar acima do ideal, também causa problemas ao seu pneu, alterando o footprint, deixando o pneu oval e destacando o centro da rodagem.

Então você já sabe: veja as recomendações do fabricante e faça a calibração regularmente, ajustando a pressão de acordo com a carga e o tipo de terreno.



2- Monitore a pressão interna dos pneus


Aí vem outra pergunta: com que frequência você controla a pressão dos pneus? O ideal é que você controle a pressão semanalmente.

Usando um medidor de pressão, esse procedimento se torna muito mais fácil no seu dia a dia. Além disso, se possível, faça a verificação sempre antes de iniciar as operações do campo.



3 - Fique atento ao índice de patinagem


A verificação do índice de patinagem se faz necessário para conferir a correta adequação trator/implemento, evitando perda de rendimento, consumo elevado de combustível e desgastes do equipamento

INDÍCE DE PATINAGEM – Como medir:

Marque o número de garras do pneu traseiro, no sentido inverso a rotação normal do pneu.





- Faça uma marca (giz) no pneu traseiro e uma marca no solo (ponto de partida).
- Ligue a tração dianteira.
- Com o implemento inoperante(levantado), desloque o trator até completar 240 garras (10 voltas) do pneu traseiro e marque no solo (ponto de chegada).
- Agora, com o implemento em operação(abaixado), desloque o trator e conte as garras do pneu até chegar na marca no solo, feita na etapa anterior (ex: 269 garras).



Obs.: Qualquer número entre 7% e 15% é aceitável.



4 - Fique de olho na armazenagem dos pneus


Mantenha os produtos em um local limpo, seco e protegido da luz solar e de temperaturas extremas. Evite empilhar os pneus, pois isso pode deformá-los.

Além disso, lembre-se de armazenar os pneus longe de produtos químicos agressivos, como óleos e solventes, que podem danificá-los.

Por fim, não deixe o pneu em contato com água, graxa ou óleos e não deixe, também, perto de motores elétricos (eles liberam ozônio, gás prejudicial ao material do pneu).



5 - Avalie se chegou a hora de trocar os pneus


Você pode prolongar a vida útil dos pneus, mas eles têm um limite. Verifique se as barras de tração estão desgastadas. O desgaste das garras maior que 80% é um indicador de que os pneus não estão mais funcionando com excelência.

Note como a máquina se comporta quando está em atividade, se a capacidade de tração está reduzida e a patinagem elevada. Falamos disso um pouco acima.



Procurando pneus para o seu implemento agrícola? Conte com a Maggion!


Há mais de 90 anos, produzindo pneus 100% brasileiros, seguros e resistentes a impactos frontais e laterais para o seu trator ou implemento agrícola.

Aproveite diversas opções de pneus modernos e tecnológicos, que contam com certificados nacionais e internacionais:

• Frontiera e Frontiera 2;
• Microcultivador;
• MHF Agricultura;
• Super MHF;
• MTF-2;
• Irrigare.

E muito mais!


Ficou interessado? Então clique aqui e conheça todos os nossos pneus agrícolas

OUTROS