Como aumentar a vida útil da bateria da sua moto?


Você já passou por aquela situação chata de tentar ligar a moto e o motor de partida nem dar sinal de vida? Isso significa problemas na bateria do seu veículo, que pode ter ficado sem carga ou ter sofrido uma sobrecarga.
Normalmente, as baterias de motos duram de um a três anos, variando de acordo com a qualidade da fabricação e o uso.

Rode com a sua moto todos os dias


Quem deixa a moto parada por muito tempo na garagem pode se deparar com uma bateria descarregada, já que ela perde a sua energia. Jamais deixe o veículo parado por quatro ou cinco dias.
A moto sendo usada constantemente contribui para que cresça a vida útil do componente. Ela foi feita para rodar!
O ideal é que você ande pelo menos 5 km com a moto todos os dias. Não basta só ligar e deixar parada na rua. Essa medida ajuda a carregar a bateria.

Tome cuidado com equipamentos elétricos


Evite instalar equipamentos como alarme, caixas de som, rastreadores, buzina, faróis sem fazer a adequação elétrica necessária. Há o risco de sobrecarga da bateria.
A instalação desses componentes não foi prevista pelo fabricante, pode afetar todo o sistema elétrico da motocicleta e diminuirá a vida útil da bateria e outros componentes do sistema.
Para evitar que isto aconteça, consulte um técnico eletricista para ajustar as novas demandas de energia.

Vire a chave de ignição só quando for dar a partida


É muito comum virar a chave de ignição da moto enquanto o veículo está parado, sem dar a partida. Isso faz com que o farol e outros componentes elétricos consumam energia e esgotem a capacidade da bateria.
Evite manter o motor em funcionamento por mais de 3 minutos com a motocicleta parada. Durante o funcionamento em marcha-lenta, a bateria não está sendo carregada.
Lembre-se de girar a chave quando for dar partida e, sempre que parar, desligue também a ignição.

Só utilize os freios quando for parar ou reduzir a velocidade


Pilotar com o pé apoiado no freio contribui para o aumento de consumo de energia por conta do farol que acende constantemente. Pilote com os pés apoiados no local apropriado para evitar o uso do componente sem necessidade.

Não se esqueça da manutenção da moto


Manter as revisões em dia e optar sempre por um mecânico especializado é uma ótima forma de prevenir problemas com a bateria e o seu veículo em geral!
Entre os itens que devem ser verificados com frequência estão: óleo, pneus, freios, embreagem, bateria e velas de ignição. E, claro, os componentes elétricos também merecem atenção especial.

Quer saber mais informações e curiosidades? É só clicar aqui e acompanhar o nosso blog.

OUTROS