Como usar o corredor de motos da maneira certa?


Alô, motoqueiro! A prática de trafegar no espaço entre os carros (o chamado “corredor para moto”) é uma prática muito comum no Brasil. Nós queremos saber: quais cuidados você toma ao andar ao lado dos carros?

É preciso tomar algumas medidas de segurança para evitar que imprevistos aconteçam no corredor.

Mas, afinal, é proibido rodar entre os veículos? E como pilotar a sua moto de forma mais segura? A gente te explica tudo!

O que diz o CTB (Código Brasileiro de Trânsito) sobre moto no corredor?


De acordo com a atual legislação do Código Brasileiro de Trânsito, o uso dos corredores por motociclistas é admitido quando o fluxo estiver parado ou lento.

O documento indica que a passagem nos corredores terá que ser “em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos”.

Portanto, não existe nenhuma ilegalidade, porém é preciso que você tome alguns cuidados para não colocar a sua vida e a de terceiros em risco.

6 dicas para você utilizar o corredor de motocicletas corretamente


  • 1 - Não se esqueça dos itens de proteção ao motoboy

    Seja para rodar no corredor de avenidas ou em ruas do seu bairro. Vista sempre o melhor aparato de segurança possível.

    Jamais se esqueça de utilizar capacete, calça, jaqueta, botas e luvas. A jaqueta deve ser, sempre que possível, de cores claras ou ter detalhes reflexivos. Ver e ser visto é uma das regras básicas de segurança no guidão.

  • 2 - Diminua a velocidade entre os carros

    Se o corredor estiver lento, procure andar entre 20 e 30km/h. Caso o fluxo esteja normal, circule entre 10 e 15km/h a mais. Lembre-se de nunca ficar acima do limite permitido na via.

    Evite passar de forma muito rápida e abrupta entre os retrovisores dos veículos. Isso pode assustar os motoristas, que podem fazer rápidas movimentações e atingir a sua moto.

  • 3 - Evite ficar no ponto cego dos motoristas

    Fique sempre onde os motoristas possam te enxergar. Não rode bem ao lado dos carros, isso deixa sua moto quase invisível. Aí vem uma dica: se você conseguir ver os olhos do condutor no seu espelho, o seu veículo está visível.

  • 4 - Fique sempre com o farol ligado

    Se tem algo que facilita a visão do motorista é deixar o seu farol ligado. Ele tem a função de alertar condutores e pedestres que a sua moto está se aproximando.

    Você sabe, as motocicletas são muito menores do que os carros. Por isso, elas podem não ser vistas nos retrovisores, ainda mais em dias mais escuros e, principalmente, à noite.

    Além disso, vale ressaltar que rodar com o farol apagado é considerado multa gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito.

  • 5 - Jamais ande pela direita!

    Além de ser considerada infração de trânsito, é muito perigoso fazer alguma ultrapassagem utilizando o corredor entre os carros e a calçada. O risco de ser fechado por um veículo que entra à direita é muito grande, pois o motorista não espera que uma moto passe por ali.

  • 6 - Fique sempre em concentração máxima

    Circular pelas ruas e, principalmente, pelo corredor exige a sua total atenção com os veículos e pedestres que estão ao seu redor.

Quer saber mais dicas e curiosidades para o seu dia a dia?
clique aqui! e fique por dentro do nosso blog

OUTROS