Pastilha de freio: quando saber a hora de trocar?


Seja qual for a marca ou o modelo do seu carro. As pastilhas sofrem desgastes naturais e deverão ser trocadas em algum momento.

Quando as peças entram em contato com o disco, produzem atrito a cada frenagem e, com o tempo e o desgaste, o sistema perde muito a sua eficácia.

Saber o momento ideal da troca é crucial! Afinal, este é o principal sistema de segurança do veículo. Justamente por essa importância que vamos explicar o que é a pastilha de freio, além dos sinais que você deve fazer a troca. Confira!

Mas o que significa a pastilha de freio do carro?


As pastilhas de freio são pequenas peças de um sistema de freio a disco. Elas têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. De forma resumida: quando o pedal de freio é pressionado, um sistema hidráulico empurra as pastilhas contra o disco, reduzindo a velocidade do automóvel.

A grande maioria dos veículos usa o sistema de freio a disco na dianteira e a tambor na traseira, no qual as pastilhas são substituídas por lonas.

Quando a pastilha de freio chega próximo do limite de desgaste, diversos sinais indicam o problema. É o que mostraremos logo abaixo.

Ruídos e espessuras


É o sinal mais comum. Você escuta um ruído ao frear o seu carro? Pode ser que a superfície da pastilha já apresente um desgaste excessivo e tenha atingido a parte metálica.

Este som agudo bem irritante que o motorista escuta nada mais é do que o atrito do metal da pastilha com o disco. Outro ponto que merece atenção é a espessura das peças que não devem ser inferiores a 2 mm.

Luz indicativa no painel do carro


Hoje em dia, muitos veículos contam com dispositivos eletrônicos que indicam o nível de desgaste das pastilhas de freio. A pastilha possui um tipo de sensor, que acende uma luz amarela de manutenção quando o desgaste chega ao limite.

Em ambos os casos só há uma solução: trocar as pastilhas.

Dificuldades ao frear o carro


Fez uma frenagem mais forte e percebeu que o veículo demorou mais que o comum para responder? É um forte indicativo de que está na hora de trocar as pastilhas de freio.

Quando as pastilhas já estão desgastadas ou danificadas, a eficiência da frenagem tende a cair bastante. Com isso, quando você frear o automóvel, ele vai percorrer uma distância maior do que o normal, um perigo para todos presentes no veículo, não é verdade?

Outro sinal super comum é o desconforto do motorista ao acionar o freio.

Quilometragem alta


Pode ser que as pastilhas do seu carro não tenham apresentado nenhum dos sinais já citados acima, só que, mesmo assim, elas devem ser trocadas. O ideal é que a substituição das peças seja feita a cada 20 mil km rodados.

Além disso, não se esqueça de realizar revisões preventivas a cada 10 mil km para ter a certeza de que o componente está em condições de uso.

Presença de pó na parte interna das rodas


Por acaso, você já viu um pó preto que fica nas rodas do seu carro? Isto é normal. Mas, se a presença de sujeira aumentar consideravelmente sem que você tenha mudado o seu trajeto, é sinal de que você precisa verificar as pastilhas.

Presença de pó na parte interna das rodas


Seguindo algumas dicas bem simples, você evita que os sinais descritos acima possam aparecer mais rápido no seu carro. São elas:

  • - Evite frear de forma brusca
  • - Deixe o carro engrenado em descidas
  • - Controle o peso do veículo
  • - Não fique com o pé sempre na embreagem
  • - Nunca desligue o motor com o carro em movimento

Quer saber mais informações e curiosidades?
É sóclicar aqui! e acompanhar o nosso blog

OUTROS