Seja qual for a marca ou o modelo do seu carro. As pastilhas sofrem desgastes naturais e deverão ser trocadas em algum momento.
Quando as peças entram em contato com o disco, produzem atrito a cada frenagem e, com o tempo e o desgaste, o sistema perde muito a sua eficácia.
Saber o momento ideal da troca é crucial! Afinal, este é o principal sistema de segurança do veículo. Justamente por essa importância que vamos explicar o que é a pastilha de freio, além dos sinais que você deve fazer a troca. Confira!
As pastilhas de freio são pequenas peças de um sistema de freio a disco. Elas têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. De forma resumida: quando o pedal de freio é pressionado, um sistema hidráulico empurra as pastilhas contra o disco, reduzindo a velocidade do automóvel.
A grande maioria dos veículos usa o sistema de freio a disco na dianteira e a tambor na traseira, no qual as pastilhas são substituídas por lonas.
Quando a pastilha de freio chega próximo do limite de desgaste, diversos sinais indicam o problema. É o que mostraremos logo abaixo.
É o sinal mais comum. Você escuta um ruído ao frear o seu carro? Pode ser que a superfície da pastilha já apresente um desgaste excessivo e tenha atingido a parte metálica.
Este som agudo bem irritante que o motorista escuta nada mais é do que o atrito do metal da pastilha com o disco. Outro ponto que merece atenção é a espessura das peças que não devem ser inferiores a 2 mm.
Hoje em dia, muitos veículos contam com dispositivos eletrônicos que indicam o nível de desgaste das pastilhas de freio. A pastilha possui um tipo de sensor, que acende uma luz amarela de manutenção quando o desgaste chega ao limite.
Em ambos os casos só há uma solução: trocar as pastilhas.
Fez uma frenagem mais forte e percebeu que o veículo demorou mais que o comum para responder? É um forte indicativo de que está na hora de trocar as pastilhas de freio.
Quando as pastilhas já estão desgastadas ou danificadas, a eficiência da frenagem tende a cair bastante. Com isso, quando você frear o automóvel, ele vai percorrer uma distância maior do que o normal, um perigo para todos presentes no veículo, não é verdade?
Outro sinal super comum é o desconforto do motorista ao acionar o freio.
Pode ser que as pastilhas do seu carro não tenham apresentado nenhum dos sinais já citados acima, só que, mesmo assim, elas devem ser trocadas. O ideal é que a substituição das peças seja feita a cada 20 mil km rodados.
Além disso, não se esqueça de realizar revisões preventivas a cada 10 mil km para ter a certeza de que o componente está em condições de uso.
Por acaso, você já viu um pó preto que fica nas rodas do seu carro? Isto é normal. Mas, se a presença de sujeira aumentar consideravelmente sem que você tenha mudado o seu trajeto, é sinal de que você precisa verificar as pastilhas.
Seguindo algumas dicas bem simples, você evita que os sinais descritos acima possam aparecer mais rápido no seu carro. São elas:
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