Como planejar uma viagem de carro neste fim de ano?


Está chegando as férias e festas de fim ano e não há nada melhor do que viajar com a família e/ou amigos, não é mesmo? Se você pretende pegar a estrada, é preciso que você tome alguns cuidados para evitar possíveis imprevistos durante o trajeto.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você curtir o seu passeio sem preocupação. Olha só!

Pense na definição da rota a ser percorrida


Quanto tempo demora a viagem? Posso fazer uma parada? A viagem começa bem antes de você chegar na estrada.

Veja o trajeto que você pode fazer e depois pesquise para saber quais são as melhores estradas para viajar. Saber em quais vias você vai trafegar e quais os locais em que vai parar para comer e para dormir, por exemplo, faz com que o itinerário se torne mais prático.

Lembre-se ainda de calcular o tempo de trânsito para chegar ao local e prever os melhores horários de saída e chegada. Tomando essa precaução, você vai saber a distância da viagem e definir os pontos de parada da rota.

Cheque os gastos de combustível


É muito importante calcular os custos de álcool ou gasolina para você não ter imprevistos durante a viagem.

O primeiro passo para isso é saber quantos litros o seu carro faz por quilômetro, seja na estrada ou na cidade. Assim fica muito mais fácil saber quais serão os seus gastos.

Luz indicativa no painel do carro


É fundamental que você não tenha surpresas com gastos não estimados durante o trajeto. Veja por quantos pedágios você deverá passar (considere ida e volta) caso você utilize dinheiro como orma de pagamento.

Basta dar uma rápida visualizada em aplicativos, como o Waze e o Google Maps, que te ajudam com os cálculos.

Dificuldades ao frear o carro


Antes de cair na estrada e curtir as paisagens, é preciso verificar se o veículo está em boas condições de uso. Faça a checagem dos itens abaixo:

  • -

    Óleo do motor:

    Cheque o óleo, filtro e o nível de água do carro para garantir o bom funcionamento do veículo.

  • -

    Pneus do carro:

    Veja se há sinais de desgaste, bolhas ou danos nas laterais e se eles estão carecas. É fundamental também checar a calibragem dos pneus.

  • -

    Sistema elétrico:

    Verifique as lanternas, setas e luzes de sinalização para dirigir sempre em segurança.

Fique atento à sua documentação


Cheque toda a documentação necessária, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), RG ou passaporte, caso você vá para outro país vizinho. A CNH deve estar no prazo da validade. O RG precisa ter, no máximo, 10 anos da data de emissão e o veículo deve estar com o IPVA pago e o licenciamento em dia.

Procure fazer paradas ao longo do trajeto


Sua viagem é muito longa? Faça uma paradinha a cada uma hora e meia ou duas para ir ao banheiro ou para enganar a fome. É um momento ideal para esticar as pernas, despertar e recobrar a concentração.

Em caso de chuva forte, procure o acostamento


Em caso de chuva forte, procure o acostamento

Monte uma playlist especial para sua viagem


Tem um estilo de música favorito? Pop? Rock? Sertanejo? MPB? Seja qual for o estilo, tente preparar uma playlist especial com as suas músicas favoritas para curtir durante o caminho!

Lembre-se que em alguns aplicativos de streaming, como Deezer e Spotify, você pode baixar no seu celular os singles, álbuns e listas de reprodução de todos os artistas para ouvir quando estiver sem internet.

Quer saber mais informações e curiosidades?
É só clicar aqui! e acompanhar o nosso blog.

OUTROS