Mesmo que você use pneus de ótima qualidade, tecnologia e durabilidade, eles precisam ser substituídos uma hora, seja por danos ou envelhecimento. Normalmente, um pneu de moto tem cerca de 5 anos de duração.
Ter os pneus em dia é fundamental para você andar tranquilo nas ruas e evitar possíveis acidentes de trânsito. Mas, afinal, qual é o momento certo para fazer a troca dos pneus da sua moto? Nós trouxemos sinais de alerta.
Fique de olho nas laterais dos pneus da sua moto para detectar algumas deformações específicas como as bolhas ou inchaços. O asfalto muito quente ou ainda objetos cortantes que penetram na borracha podem causar danos irreparáveis.
Isso é sinal de que o quadro interno da peça está comprometido, provavelmente rachado. A pressão do ar acaba alcançando as camadas externas, que são flexíveis.
Rodar com a peça nessas condições é super perigoso. Além de diminuir a sua precisão e prejudicar a qualidade da condução, um pneu nesse estado pode furar e assim causar um possível acidente.
O TWI é um indicador de desgaste que está presente em todos os pneus. Ele se posiciona lateralmente e você pode reconhecê-lo facilmente pela indicação da sigla, uma seta, triângulo ou ainda pelo nome da fabricante.
O indicador tem uma função simples: no momento em que o desgaste do pneu chegar até a marca, é hora de trocá-lo.
Talvez, você já conheça este sinal, mas é fundamental recordar! Um pneu careca perde praticamente toda a segurança que deveria proporcionar à motocicleta. Isso porque os sulcos presentes no pneu são responsáveis por permitir a drenagem da água em dias de chuva, além disso, sua ausência diminui a aderência mesmo em dias secos.
Geralmente, esse tipo de problema aparece quando a moto fica muito tempo parada. A borracha começa a ressecar e as rachaduras no pneu surgem, principalmente na parte lateral. Quando isso acontecer, a vida útil do seu pneu chegou ao fim.
Para evitar o ressecamento e rachaduras dos pneus, evite utilizar produtos abrasivos e caseiros no pneu ou produtos para deixar o pneu mais preto e lustroso.
Isso compromete o tempo de vida do seu pneu e as rachaduras e ressecamentos colocam sua segurança em risco.
O desgaste normalmente ocorre em regiões isoladas do pneu, no centro ou nas laterais, por exemplo, o que indica problemas no alinhamento, balanceamento, suspensão ou na pressão interna dos pneus.
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