Você sabia que os pneus, normalmente, têm um prazo de 5 anos de validade? É possível você aumentar a vida útil do pneu tomando algumas medidas no seu dia a dia!
Deixar os pneus em bom estado é fundamental para sua segurança e dos passageiros, evitando acidentes e garantindo uma dirigibilidade boa e segura. Por isso, dê uma olhada nestas 3 técnicas que separamos para você cuidar da vida útil das peças do seu veículo.
Com que frequência você checa a calibragem dos pneus? O ideal é que você faça esse processo sempre a cada 15 dias. Faça isso quando eles ainda estão frios, tendo rodado no máximo 3km.
Siga as orientações do manual do seu veículo para fazer o ajuste dos pneus. Isso contribui para a sua durabilidade e reduz muito o consumo de combustível.
Quando os pneus estão com pouca pressão, eles desgastam mais e apresentam uma redução na sua longevidade em 30%. E tem mais: fora do estado ideal, o consumo de combustível aumenta, arrumando um problema para o seu bolso.
E tem mais: não se esqueça do pneu reserva. Ele sempre deve estar pronto para ser utilizado em caso de imprevistos. Cheque com frequência o estepe e deixe ele sempre calibrado.
O volante está vibrando? Seu carro puxa para algum lado? Esses são os dois principais fatores que mostram que o seu veículo precisa de alinhamento e balanceamento.
Além de aumentar o desgaste das peças, o alinhamento incorreto do eixo reduz a vida útil dos pneus em 15 a 30%. Para deixar sua direção sempre equilibrada, faça essa manutenção preventiva a cada 10 mil km rodados.
O rodízio dos pneus serve para amenizar a diferença de desgaste e deve ser feito a cada 10 mil km. Quando você faz essa troca, todos eles sofrem o mesmo tipo de influência, evitando possíveis prejuízos para a sua dirigibilidade.
A maneira ideal de realizar o rodízio é trocar os pneus de lugar, sempre do mesmo lado do carro, ou seja: os pneus do lado esquerdo devem ser mantidos nesta posição, assim como os do lado direito.
A forma como você dirige é muito importante para a preservação dos pneus. Quanto mais brusca for a freada ou acelerada, maior será o prejuízo na estrutura do pneu. Há maior esforço do sistema de suspensão e de diversos componentes do seu veículo.
As arrancadas e retomadas são um prato cheio para o desgaste irregular, deformação e superaquecimento dos pneus.
Procurando por pneus modernos e resistentes ao seu veículo? Nós temos ótimas soluções. Há mais de 90 anos produzimos peças altamente tecnológicas, que contam com renomados certificados nacionais e internacionais. Conheça nossas opções:
Ideal para veículos de passeio. Apresenta boa dirigibilidade, estabilidade e excelente rendimento quilométrico. É altamente resistente nas laterais.
Saiba maisPneu para uso misto. Versátil, boa dirigibilidade, resistente nas laterais e apresenta tração em qualquer tipo de terreno.
Saiba mais