Saiba quais são os riscos do pneu careca à sua segurança


Os pneus carecas podem ser comuns na vida dos motoristas, mas devemos ao máximo evitá-los.
É fundamental termos atitudes preventivas para não sofrermos com esse tipo de problema, já que eles nos oferecem muita insegurança no trânsito.


Neste post você vai entender o que é o pneu careca e quais são os principais riscos e problemas de dirigir com esses itens desgastados.

O que é o pneu careca?


Quando se diz que o pneu ficou careca, quer dizer que os sulcos da banda de rodagem perderam a sua profundidade. Essa indesejada situação acontece pelo uso e atrito contínuo com o solo.
Os pneus se tornam mais lisos e aumentam de forma significativa os riscos de acidentes, ameaçando a vida dos motoristas.


Quais os problemas que o pneu careca pode oferecer ao motorista?


Fizemos uma seleção com os principais problemas de se dirigir com os pneus carecas.
Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles. Confira abaixo.


Acidentes de trânsito


Sem dúvida esse é o risco principal. Os pneus carecas perdem muita aderência ao asfalto, resultando em extremas dificuldades para frenagens e manobras rápidas em casos de emergências.


Quanto maior for o desgaste, pior a situação do motorista. Ou seja: você pode acabar sendo refém da sua própria irresponsabilidade.


Risco maior de aquaplanagem


Os pneus carecas se tornam muito mais lisos que os novos. Eles não apresentam mais os sulcos para escoamento da água, deixando o seu veículo com mais probabilidade de sofrer as chamadas aquaplanagens, fenômeno que ocorre quando os pneus, ao passarem sobre uma fina camada de água, acabam perdendo aderência ao solo.


A aquaplanagem é bastante perigosa principalmente em velocidades consideradas elevadas, a partir de 70 km/h, podendo causar graves acidentes.


Caso essa situação ocorra, o ideal é que você desacelere e tente manter a direção sempre em linha reta, procurando retomar o controle do veículo.


Infração de trânsito


De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, condutores que dirigirem veículos que apresentem falta de manutenção adequada serão punidos com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da multa de R$ 195,23.
Os pneus carecas estão inclusos nesta fiscalização. Portanto, caso você seja parado em uma blitz, o estado de conservação do seu pneu pode ser facilmente visualizado pelas autoridades. Se a situação for crítica, o policial pode até apreender o veículo.


Interferência no alinhamento e balanceamento do veículo


Os pneus gastos influenciam no alinhamento e balanceamento do veículo, obrigando o motorista a utilizar mais força na hora de realizar uma curva, por exemplo. Essa situação reduz a segurança e a estabilidade do condutor.


Derrapagens


Os sulcos são fundamentais para o bom funcionamento do veículo. Eles têm a função de criar a tração correta entre as pistas e os pneus. No caso de os pneus estarem carecas, o risco de derrapagem ou até capotamento é muito maior em uma simples curva ou freada mais brusca.


Atolamento em estradas de terra


A situação é ainda pior para quem frequenta estradas de terra. Além de contribuir para as derrapagens, os casos de atolamento podem ser frequentes com os pneus gastos.
Com menor tração nas rodas, fica muito mais difícil de se transitar em vias com barro e areia.


Menor estabilidade do veículo


A direção se torna muito mais instável, desconfortável e principalmente insegura. O tempo de resposta ao frear se torna muito maior. Além disso, em casos mais graves, há o risco do pneu furar, podendo gerar acidentes, dependendo da velocidade do motorista.

A importância da troca de pneus no tempo correto


A melhor maneira de você andar tranquilo nas ruas, vias ou estradas, é sempre realizar as manutenções de forma periódica, mantendo em dia a calibragem dos pneus e verificando o alinhamento e o balanceamento do seu veículo.


Rodar o seu carro, moto ou caminhão com os pneus em más condições pode ocasionar acidentes tanto a você quanto aos passageiros.


Existem alguns sinais que devem ser observados para trocar os pneus no momento correto. Clique aqui para você saber quais são eles.


Quer saber mais informações e curiosidades sobre revisão de moto? É só clicar aqui e acompanhar o nosso blog.

OUTROS

...
Revisão de Moto

No momento da escolha, é importante optar por aquele com o melhor custo-benefício por quilometragem.


Leia mais
...
Qual o momento ideal para a troca de Pneus?

O rodízio deve ser feito de acordo com a recomendação no manual do proprietário, entre 5 mil e 7 mil quilômetros.


Leia mais